Cold mailing é uma estratégia de prospecção com envio de emails para contatos únicos, ou para um mailing que não teve contato anterior com sua empresa ou produto.

Enquanto o email marketing e automação de marketing envia mensagens, programadas ou não, para leads que assinaram alguma newsletter

Os contatos no cold mailing geralmente são de mailings comprados, ou de listas de clientes que não tinha esse objetivo quando foram criadas.

Onde comprar um mailing

Se você não tem um mailing, pode facilmente comprar um. A IFARO vende mailing, nossa base de dados tem mais de 38 milhões de CNPJs e 214 milhões de CPFs.

Problemas comuns com Cold Mailing e como evitar

Apesar dessa estratégia ser comum, existem alguns problemas corriqueiros.

Eles são apontados muitas vezes pelas pessoas como motivo para que o cold mailing não funcione.

No entanto, são bem simples de se contornar.

  • O endereço de email não existe;
  • Endereço de email antigo que não é mais usado pelo contato
  • O contato é genérico, portanto não tem interesse no seu serviço

Esses são os principais e mais comuns queixas sobre a estratégia de cold mailing.

A principal dificuldade de implementá-la é encontrar o público-alvo adequado a sua oferta, e usando um mailing baseado em quantidade e não qualidade dificilmente você irá acertar.

Segmentação de cold mailing

No entanto é preciso segmentar seu cold mailing. Afinal, você enviará emails para diversas pessoas que provavelmente não conhecem sua empresa.

Por isso segmentar é uma etapa essencial para que essa estratégia de prospecção funcione.

Uma empresa que vende mailing, e tenta empurrar quantidade e não qualidade vai atrapalhar a sua prospecção.

Então, procure por empresas que vendem mailing que o ajude a entender qual a melhor segmentação para o seu negócio.

A segmentação vai depender do objetivo da sua campanha, qual a oferta, a área de atuação, etc.

Ou seja, o planejamento da campanha com cold mail começa antes mesmo de ter um mailing.

Para mais detalhes leia nossos conteúdos sobre mailing segmentado.

Diferença entre cold mail e spam

Um cold mail é diferente de um spam. Muito diferente, o spam é caracterizado por mensagens extremamente genéricas, sem qualquer personalização.

Não há preocupação com quem está do outro lado, e geralmente leva-se em consideração apenas o tamanho do mailing. É basicamente dizer: "vou enviar pra todo mundo e ver quem retorna".

É uma prática condenável, e não aceita pela maioria dos grandes serviços de envio de email.

Além de tudo isso, a chance de ter retorno dos envios é minima, os poucos que chegarem na caixa de entrada serão prontamente ignorados.

Ninguém gosta de spam.

Como não cair na caixa de spam e ir para a caixa de entrada principal

Essa parte é mais técnica, então recomendo que se optar por um email com design diferenciado, que ele seja desenvolvido por um profissional.

Evite o uso de muitas imagens, a maior parte do conteúdo deve ser composta por textos.

Confira nossa seleção de templates de email marketing grátis.

Uma boa opção é ter apenas a assinatura do email personalizada, e o restante do conteúdo ser texto, como se estivesse enviando uma mensagem no seu dia a dia.

Gaste muito tempo pensando no assunto da mensagem

Essa é a frase que vai fazer seu email ser aberto ou não. Recebemos dezenas de emails diariamente.

Os principais serviços de email já separam promoções, notificações de redes sociais.

A caixa de entrada é para poucos, mas a concorrência ainda é grande, então utilize gatilhos mentais nas frases para estimular a curiosidade para que seu email seja aberto.

Algumas frases úteis para disparar gatilhos mentais:

  • "Você sabia que eu" - Gatilho de conexão
  • "Imagine um produto que" - Gatilho de visualização
  • "Vagas limitadas" - Gatilho de escassez
  • "última horas" - Gatilho de urgência

Outras palavras que despertam curiosidade que podem ser usadas em títulos: fácil, veja como, mais, segredo, comprovado, novo, nunca, instantâneo, rápido.

Estrutura do cold mail de sucesso

Se você seguiu nossas sugestões até aqui, então você tem:

  • Um objetivo claro
  • Mailing segmentado baseado no objetivo
  • Sabe que não deve enviar uma mensagem genérica

Então, preparamos uma estrutura para a sua mensagem. Não é uma receita de bolo, afinal, se fosse estaríamos ensinando você a montar um email spam.

O que temos é uma base que vai auxiliar na personalização da sua mensagem.

Esse é um modelo chamado de PAS (problema, agitação e solução)

1. Problema

Comece a estrutura do seu cold mail descrevendo o motivo do seu contato.

Apresente-se brevemente, e tente apresente problemas comuns que a sua solução resolve.

Se você vende cursos de capacitação profissional, por exemplo, pode falar de como é frustrante perder uma vaga de emprego por não ter um dos requisitos técnicos.

2. Agitação

O comum em outras estratégias é agora abordar os benefícios da sua solução.

No entanto, a agitação fortalece a conexão estabelecida, já que nesse ponto apelamos para a parte emocional.

Já sabemos qual o problema, então falamos sobre os sentimentos que a pessoa têm ao não conseguir executar o que precisa.

No caso do item anterior, a pessoa que não consegue a vaga vai se sentir frustrada, afinal ela se esforçou e por muito pouco não conseguiu seu objetivo, apesar de todo trabalho duro.

Ao perceber esses sentimentos comuns, a sensação que seu texto passa é de que você entende o que a pessoa está passando.

Se ela entende isso, a sua solução vai se vender mais facilmente.

3. Solução

Então apresentamos a solução, falamos sobre os benefícios, o que nossa oferta vai ajudar e resolver para o cliente.

Não esqueça de inserir uma chamada para ação (call to action), um link para um formulário de contato ou agendamento.

Qualquer situação que leve a conversa para um próximo passo.

 

Seguindo esse guia você estará bem preparado para executar a sua estratégia de prospecção usando cold mailing.

Esse não é o roteiro definitivo, e você deve ajustar a realidade do seu negócio, ir avaliando resultados e melhorando os processos.

Se você ainda não tem um mailing fale com a nossa equipe de consultores, eles vão auxiliar na segmentação para você alcançar melhores resultados.



Escrito por: admin

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