Ter um mailing é de extrema importância, mas saber o que fazer com ele também é, o melhor a fazer é a segmentação, então vamos explicar como usar um mailing segmentado.

Segmentar é necessário, quanto mais informação na base de dados mais específica e melhor será a segmentação.

Como fazer uma segmentação de mailing

Antes de segmentar um mailing, é necessário entender a importância de ter uma base de dados mais completa, higienizada e padronizada.

Para segmentar são utilizados filtros que vão depender dos dados informados no cadastro dos clientes, ou possíveis clientes que existem salvos em sua base de dados.

Caso não tenha a possibilidade de filtrar, segmentar e exportar no sistema que sua empresa utiliza, é bom começar a pensar em outras opções. As planilhas do Google e o Microsoft Excel são opções mais simples que oferecem essa possibilidade.

Não existe uma formula sobre como usar um mailing segmentado, no entanto a forma é sempre a mesma:

  • Definir um objetivo
  • Traçar uma estratégia
  • Escolher quais dados serão usados

Se pretende trabalhar com pós-venda, acompanhar de perto o cliente para tentar fazer uma nova venda, as três etapas seriam:

  • Objetivo: Fidelizar cliente
  • Estratégia: Contato direto através do Pós-Venda
  • Dados: Entrar em contato pelo Whatsapp

E esses três passos podem ser aplicados para qualquer objetivo.

Tipos de segmentação de mailing

A segmentação pode ser feita de diversas maneiras, quanto maior a segmentação: mais específico é o público, maior será o engajamento mailing, ele apresentará menor desinteresse pela sua oferta.

E a segmentação pode ser feita a partir de qualquer informação que conste na sua base de dados como:

  • Idade
  • Endereço
  • Última Compra
  • Frequência de Compra

Quanto mais completa é a sua base de dados, maior é a possibilidade da sua segmentação, e a partir dela é possível criar ofertas específicas para o público.

Como usar um mailing segmentado para vender mais

A partir das segmentações possíveis em seu mailing é possível criar ofertas especiais onde a taxa de conversão do contato em uma venda é maior.

O mailing segmentado permite falar com públicos específicos e não com a audiência inteira, o que é uma grande vantagem.

A partir da idade, da situação financeira, e dos hábitos que esse público tem, dá para ser assertivo nas ofertas.

Se sabe a frequência de compra, é possível oferecer o produto perto do momento em que o cliente está voltando ao momento de compra, um advogado pode oferecer o serviço relacionado a aposentadoria para pessoas que estão se aproximando da idade em que podem se tornar aposentados.

O importante é ser criativo, e estar atento as possibilidades que uma boa base de dados permite utilizar.

Precisa de um mailing segmentado? Fale com a IFARO, vamos ajudar o seu negócio.



Escrito por: admin

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